Intervalos Numéricos:
Considere as seguintes afirmações:
v O
tempo entre um período de aula e outro.
v O tempo entre uma badalada de sino e outra.
v O espaço entre as fendas de uma grade.
v O espaço de tempo entre duas épocas
v O espaço de tempo entre duas oscilações
sonoras
v A distância entre dois pontos.
O que se poderia dizer quanto as afirmações?
Resposta:
v Todas
as afirmações nos dão a idéia subjetiva de intervalo.
A partir delas vamos estudar Intervalos Numéricos, os quais serão
estudados no Conjunto dos Números Reais (Â)
v Intervalos
Numéricos são subconjuntos do conjunto dos números reais (Â).
Exemplo: Considere a reta dos
números Reais
Numa comparação entre números reais representados no eixo
real, podemos estabelecer subconjuntos de extrema importância e que serão
chamados de intervalos reais, cuja representação:
Podemos “explicar” o aparecimento dos conjuntos
numéricos através da necessidade que a Matemática manifestava em apresentar
resultados que os conjuntos numéricos existentes até então não forneciam. A
partir dos conjuntos dos números naturais, operações como, por exemplo, a
subtração 5 – 8 só puderam apresentar um resultado com o aparecimento do
conjunto dos números inteiros. A divisão de número 8 por 3 só pode
apresentar resultado dentro do conjunto dos números.
Operações com Intervalos em R (Reais)
Vejamos com exemplos:a) Dados A = [0, 3] e B = [1, 5[, calcule:
a) A B
b) A B
c) B – A
Resolução
A B = [1, 3] = {x R / 1 x 3}
B – A = [0, 1[ = {x R / 0 x < 1}
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